quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Marcos Duarte: andar de avião foi mais fácil que cantar em 'Ídolos'

Natural de Santa Quitéria, sertão do Ceará, o lavrador Marcos Duarte, 25 anos, nunca havia tomado um avião até entrar em Ídolos, reality show da Record que se propõe a revelar talentos musicais. Ele garante: voar foi mais fácil que enfrentar o palco do programa, do qual era um dos finalistas. Duarte desistiu na última semana, alegando nervosismo e stress. "Subir num palco, sabendo que você está sendo julgado e que qualquer erro, por mínimo que seja, vai pesar contra você, sabendo que o Brasil inteiro está vendo, que tem câmeras gravando... você tem de ser forte para aguentar tudo isso, e eu perdi a força", diz.
Por que você desistiu do programa?
Porque não estava me sentindo bem. Eu dei o máximo de mim, mas chegou um momento em que não tinha mais força para cantar. Subir num palco, sabendo que você está sendo julgado e que qualquer erro, por mínimo que for, vai pesar contra você, ter plateia assistindo, o Brasil vendo, câmeras gravando você... você tem de ser forte para aguentar tudo isso. Tive problema de saúde (psoríase, doença de pele caracterizada por escamas secas e brancas) por conta do nervosismo. Eu sentia coisas estranhas, que nunca tinha sentido. A cada dia, mais nervoso eu ficava. Estou feliz pela decisão que tomei, não me arrependo. Muita gente só pensa em glamour, pensa em ter fama, e isso não é tudo na vida. Eu optei pela saúde.
Como você chegou à decisão de abandonar a disputa?
Eu já tinha pensado em desistir, na casa, pensando e lendo a Bíblia, mas a decisão acabou sendo coisa de momento. Porque aquele era o momento propício. Três pessoas estavam na zona de perigo (o paredão do programa Ídolos), e não fazia sentido eu deixar uma delas sair para anunciar minha saída dias depois.
Como você foi recebido em Santa Quitéria?
Minha família e meus amigos me receberam bem. Mas sei que muita gente fica com aquele pensamento "por que você desistiu?" Só vivendo para saber como é o drama. Muitas pessoas falam que gostariam de ter a chance que eu tive. Sem dúvida, muitos brasileiros gostariam de ter estado no meu lugar. Mas eu não me arrependo de ter saído.
Você pensa em desistir também da carreira musical?
Não. Eu pretendo continuar cantando, mas agora vou dar um tempo para refletir e colocar as ideias em dia. Quero tirar esses pensamentos negativos da cabeça. Vou curtir a minha família. Desistir da carreira é uma hipótese, mas preciso pensar durante esse tempo que me dei. Quero dar uma espairecida. Não estou aceitando convite para shows. Prezo muito minha saúde.
A fama conquistada no programa já é suficiente?
Tenho carta branca para tocar em qualquer lugar do Ceará. Isso me basta. Eu não tenho aquela ambição... Antes do programa, eu trabalhava na roça, plantando milho, feijão, cuidando da terra da minha família - temos uns hectares no distrito Raimundo Martins, em Santa Quitéria. E cantava às vezes em barzinho, churrascaria e eventos da cidade. Aqui, eu já sou bem conhecido. Vou continuar fazendo a mesma coisa. Isso me faz bem. Essa vida me faz bem.
Mas você tinha algum sonho maior quando entrou no programa?Meu sonho é poder viver de música. Achei que poderia superar meus medos, mas não consegui.
Você acha que a desistência do programa pode prejudicar esse desejo?
Acho que não. O programa vai me ajudar. Eu fiz meu nome na TV, estou divulgado. Muita gente me conhece porque estive no programa.
Quem são seus ídolos?
Zezé di Camargo e Luciano, Bruno e Marrone, Leonardo e Daniel.
Por qual participante do programa você torce agora?
Prefiro não dizer.

Um comentário:

  1. Marcos Duarte, meu nome é Cléia ,estou te acompanhando desde o começo sou de jundiaí sp, você vale ouro meu rapaz, uma pessoa como vocÊ que teve a chance que teve, milhares de fãs por todo brasil esperando voce ganhar o programa, e voce diz que não almeja a fama , que te basta ser conhecido no ceará.Grande pessoa voce é, e única , voce é muito inteligente e além de cantar muito , é também de caráter invejoso, Que JESUS continue te dando toda a saúde de que precisa e fazendo de voce esse cara tão sensível e humilde que é.Parabéns e muita saúde pra você.

    ResponderExcluir