quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

No Japão, cachorros poderão twittar

Enviado por Karina Kovalick - 11.2.2010 10h19m

Agora é que o Twitter está bom para cachorro. Desculpe o trocadilho, mas não resisti diante da notícia que acabo de ler nos jornais japoneses.
Todo mundo sabe que o cão é o melhor amigo do homem, mas os laços andam se estreitando cada vez mais, pelo menos aqui no Japão.
Primeiro veio o bowlingual, tradutor de latidos de cães, lançado em 2002 pela Takara, empresa de brinquedos japonesa. O aparelho interpreta os latidos e traduz as sensações de alegria, tristeza, frustrações e desejos caninos. O bowlingual, que vem em forma de coleira, tem um microfone atrelado e um receptor com tela de cristal líquido.
http://www.youtube.com/watch?v=ummUCShK_Wk
Apesar de a engenhoca ter sido ridicularizada no mundo da ciência - chegou a ganhar o prêmio Ig Nobel, uma paródia ao prêmio Nobel, dado para invenções “que primeiro fazem rir para depois pensar” - vendeu pra cachorro. (Desculpe, não resisti de novo...)
O bowlingual fez tanto sucesso por aqui que, em 2003, durante a cerimônia de comemoração dos 300 anos do aniversário de São Petersburgo, o ex-primeiro-ministro japonês Junichiro Koizumi presenteou o ex-presidente russo Vladimir Putin com um aparelho para cada um de seus dois cachorros, a poodle Tosca e a labrador Connie.
E agora, segundo a imprensa local, o tradutor de latidos vai ser lançado numa versão para Iphone e com acesso ao twitter. O que significa que os “pais” orgulhosos vão poder receber diretamente pelo twitter e Iphone o pensamento dos “filhotes”, além de trocar fotos e conversar com outros aficionados caninos sobre as gracinhas que os totós fazem. O novo aparelho vai ser lançado nos próximos meses.
Alguém tem dúvidas de que vai ser um sucesso? Eu não tenho nenhuma. Os vídeos de gatos mandados para o youtube já são vistos diariamente por milhões de pessoas. O Maru, gatinho japonês, é um pop star do mundo virtual. Já tem até verbete na Wikipédia.
http://en.wikipedia.org/wiki/Maru_the_Cat
A especialidade dele é entrar em caixas. Quem quiser conhecê-lo, entre no link abaixo, que já foi visto por mais de 6 milhões de pessoas.
http://www.youtube.com/watch?v=hPzNl6NKAG0&feature=channel

Nenhum comentário:

Postar um comentário