sexta-feira, 21 de maio de 2010

5 de junho - Dia do Meio Ambiente deve ser usado para conscientização

Especialista dá dicas sobre como economizar água nos dias atuais

No Dia do Meio Ambiente nada melhor do que lembrar da importância da preservação e cuidados com o nosso planeta. Existem várias formas de colaborar com atitudes que não agridem o meio ambiente. Uma dessas formas é o cuidado com a água. Esse é um bem precioso para o homem, que é essencial para sua sobrevivência, por isso devemos utilizar de maneira consciente.

A escassez de água na Terra já não é novidade para ninguém. O importante é lembrar que a população pode contribuir evitando o desperdício de água com pequenas mudanças no cotidiano em suas casas, propriedades, estabelecimentos comerciais, etc. No Brasil gasta-se cerca de cinco vezes mais água do que o necessário. Nosso consumo é de cerca de 200 litros por dia por pessoa, sendo que a OMS recomenda gastos de 40 litros por dia por pessoa. Este desperdício todo preocupa - afinal, o ser humano é capaz de ficar 60 dias sem comer, mas só resiste cinco sem água.

Vários países têm adotado programas de conscientização e medidas específicas para diminuir o desperdício de água. No Japão, por exemplo, os orientais aproveitam a água depois de tratada em processos industriais. A água quem vem dos ralos do Box ou das banheiras também pode seguir por um cano até chegar a um pequeno reservatório e assim reabastecer os vasos sanitários de condomínios, hotéis, hospitais, clínicas, etc.

O problema da escassez de água é urgente. Para Sergio Belleza, gerente da Divisão Tratamento de Águas da Argal Química “programas de conscientização são necessários em curto prazo. O uso racional da água tem que ser visto como fator urgente e prioritário. Além disso, as empresas têm que estar atentas à implantação dos modernos sistemas de reuso de água”, finaliza o executivo.

Veja abaixo as dicas do especialista para economizar água em casa:

Ø Não tome banhos demorados

Ø Feche a torneira ao escovar os dentes e fazer a barba

Ø Ao lavar a louça, ensaboe com a torneira fechada e depois enxágüe tudo de uma vez

Ø Fique de olho nos vazamentos e conserte-os logo

Ø Regar jardins: Buscar não usar água potável, mas reusar a água que se tenha usado para outros fins

Ø Lavagem de automóveis: Eliminar o costume de empregar mangueiras, preferindo usar um pano úmido e uma quantidade controlada de água em um balde

Ø Limpe a calçada e quintal com vassoura. Se precisar lavar, prefira o uso de baldes

Para empresas, indústrias e estabelecimentos comerciais, Belleza sugere o tratamento para reuso de água:

Tipos de Reúso

Reuso indireto planejado da água: ocorre quando os efluentes, depois de tratados, são descarregados de forma planejada nos corpos de águas superficiais ou subterrâneas, para serem utilizados a jusante, de maneira controlada, no atendimento de algum uso benéfico.

Reuso direto planejado das águas: ocorre quando os efluentes, depois de tratados, são encaminhados diretamente de seu ponto de descarga até o local do reuso, não sendo descarregados no meio ambiente. É o caso com maior ocorrência, destinando-se a uso em indústria ou irrigação.

Fonte: CETESB

Aplicações da Água Reciclada

A água reciclada pode ser utilizada para muitas funções, tais como:


Irrigação paisagística: parques, cemitérios, campos de golfe, faixas de domínio de auto-estradas, campus universitários, cinturões verdes, gramados residenciais.

Irrigação de campos para cultivos: plantio de forrageiras, plantas fibrosas e de grãos, plantas alimentícias, viveiros de plantas ornamentais, proteção contra geadas.

Usos industriais: refrigeração, alimentação de caldeiras, água de processamento.

Recarga de aqüíferos: recarga de aqüíferos potáveis, controle de intrusão marinha, controle de recalques de subsolo.

Usos urbanos não-potáveis: irrigação paisagística, combate ao fogo, descarga de vasos sanitários, sistemas de ar condicionado, lavagem de veículos, lavagem de ruas e pontos de ônibus, etc.

Finalidades ambientais: aumento de vazão em cursos de água, aplicação em pântanos, terras alagadas, indústrias de pesca.

Usos diversos: aqüicultura, construções, controle de poeira, dessedentação de animais.

Sobre a empresa

A Argal Química é uma das mais tradicionais empresas do segmento de tratamento de águas e efluentes do Brasil. Oferece soluções que garantem às empresas um tratamento adequado de água, que pode gerar economia de 50% em custos ligados a sistemas geradores de vapor e resfriamento. O tratamento inadequado prejudica a troca térmica aumentando significativamente o consumo de energia ou combustível, para tal é necessário estabelecer um programa de tratamento de águas bem definido e bem monitorado.

Entre os procedimentos desenvolvidos pela Argal estão o Tratamento de Águas Industriais, Tratamento de Efluentes, Biotecnologia e Vernizes Gráficos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário