sábado, 1 de maio de 2010

Protesto no Xingu

Lula é inimigo número um dos índios, diz cacique

O cacique Megaron Txukarramãe afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o inimigo número um dos índios. Em comunicado (
leia íntegra abaixo) informando sobre a paralisação da balsa que faz a travessia no Rio Xingu, na BR 080, em Mato Grosso, Megaron afirmou que as lideranças decidiram fazer o movimento em protesto contra a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte. A manifestação prossegue no estado.

“Enquanto o senhor Lula insistir na construção da barragem continuaremos aqui. Ficamos com muita raiva ao ouvir o Lula dizer que vai construir de qualquer jeito”, escreveu. O segundo inimigo dos índios, segundo Megaron, é o presidente da Funai, Marcio Meira, pois o órgão não trata mais de assuntos indígenas, não defende demarcações de terra, nem a fiscalização das poucas terras indígenas.

As lideranças indígenas estão revoltadas contra a decisão do Planalto de construir a usina hidrelétrica de Belo Monte “a qualquer custo”, de editar decreto que extinguiu 24 administrações Regionais, 14 Núcleos de Apoio, 10 Postos de Vigilância e 344 Postos Indígenas em todo o país e de colocar a Força Nacional de Segurança Pública à serviço da Fundação Nacional do Índio “para proteger o patrimônio público”.

Sensibilizado com o apelo do líder Lourival da Reserva de Apucaraninha (PR), o deputado Luiz Carlos Hauly (PR) visitou o prédio da Funai, recebeu documentos e decidiu apresentar o projeto de decreto legislativo anulando o decreto 7056/2009, editado pela Funai, o que resultou na audiência pública do último dia 28. “Proponho que seja formada uma comissão para que junto com a Comissão de Trabalho possamos abrir o diálogo”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário